Abaixo seguem as informações referentes às peças de comunicação propostas para serem usadas no CONGRESSO NACIONAL DOS PROCURADORES E PROCURADORAS DO TRABALHO ANPT – 2023.
A página tem como propósito ser um registro das propostas de artes para discussão e aprovação.
1. Logotipo / Identidade Visual
Proposta atualizada 15/02/23
PROPOSTA 02 atualizada
Proposta atualizada com sgestões da diretoria feitas em reunião.
Propostas 07/02/23
PROPOSTA 01
O tema é Direitos humanos / pluralidade / igualdade. Nesta proposta o design foi inspirado na forma de um prato feito por peças de cerâmica de diferentes cores e formatos. A imagem trata de partes diferentes (paças de cerâmica) representando as pessoas, unidas em torno um propósito no caso aqui o prato que é usado para momentos de comunhão e partilha da comida desde o início da humanidade. A partilha de comida é um símbolo universal de unidade e humanidade e uma das formas mais fundamentais de estabelecer conexão, aceitação e inclusão em uma comunidade. Em defesa desta proposta, a simbologia por trás do prato e de suas partes ilustradas por formas coloridas traz uma ilustração menos óbvia do que o uso de figuras humanas que seriam a alternativa mais óbvia.
PROPOSTA 02
A segunda proposta é uma evolução da primeira, no sentido de que também trata de peças que representam humanidade e sua conexão entre diversos indivíduos de características diferentes. Neste caso ao invés de um elemento que faz alusão à humanidade as formas compõem diversos rostos. As diversas cores retratam diferentes raças, gêneros e outras características do ser
humano. A imagem é simétrica para fazer alusão à equilíbrio.
PROPOSTA 03
Na terceira proposta para identidade visual do XXVI Congresso ANPT 2023 optei por trabalhar linhas ao invés de formas geométricas cheias, buscando leveza e fluidez. Se as propostas anteriores trazem formas compactas e com bastante peso gráfico esta é mais leve, simples e os rostos trabalhados dão idéia de continuidade no movimento. Embora semelhantes cada rosto apresenta pequenas diferenças nas formas e uma diferenciação mais marcante pela escolha do uso de cores, que podem ser associadas à raça, gênero etc. O elemento humano aqui é o mais evidente das três propostas e o estilo gráfico mais leve está presente também na escolha da tipografia.